sábado, 8 de janeiro de 2011

Era da Informática

A mulher entra no quato do filho decidida a ter uma conversa séria. De novo, as respostas dele à interpretação do texto na prova sugerem uma grande dificuldade de ler.
Dispersão pode ser uma resposta para parte do problema. A extensão do texto pode ser outra, mas nesta ela não vai tocar porque também é professora e não vai lhe dar desculpas para ir mal na escola. preguiça de ler parece outra forma de lidar com a extensão do texto. Ele está, de novo, no computador, jogando. levanta os olhos com aquele ar de quem pode jogar e conversar ao mesmo tempo. A mãe lhe pede que interrompa o jogo e ele pede à mãe "só um instante para salvar". Curiosa, ela olha para a tela e se espanta com o jogo em japonês. Pergunta-lhe como consegue entender o texto para jogar. Ele lhe fala de alguma coisa parecida com uma "lógica do jogo" e sobre algumas tentativas com os ícones. Diz ainda que conhece a base da história e que, assim, mesmo em japonês, tudo faz sentido. Aquela conversa acabou sendo adiada. A mãe-professora não se sentia pronta naquele momento.

Gostei bastante deste texto de Raquel Barreto (2002, p. 75), peço que comentem o que pensam sobre o assunto.

2 comentários:

  1. O saber não ocupa espaço, quando pensamos que sabemos tudo ainda resta muito para aprender.
    Gostei muito deste texto Ercília nos faz refletir.

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  2. Devemos está sempre nos atualizando, pois se não ficamos para trás, o verdadeiro educador e aquele que está sempre em busca de novidades, e principalmente no assunto tecnologia, obrigada professora Ercília por sempre está nos orientando e nos atualizando em suas aulas.

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